Trindade

Conhecendo um pouco mais sobre Trindade-RJ

Como uma vila de pescadores, isolada da civilização, assim nasceu a vila de Trindade. Está localizada entre Paraty (Rio de Janeiro), e Ubatuba (São Paulo). Por trás de sua história estão muitas lendas de piratas e tesouros escondidos, mas o fato mais relevante da típica vila é que é uma região caiçara de pescadores, que já enfrentaram o poder do dinheiro e das armas, tendo que por em prova sua capacidade de organização.

Foi na década de 70 que uma empresa multinacional apareceu, cobrando o direito de posse da área para construir um condomínio de luxo. Mas a população reagiu, com o apoio de artistas e intelectuais, que juntos venceram a luta na justiça, mantendo a posse das terras.

Já na década de 80, Trindade era considerada o lugar dos aventureiros, que acampavam nas praias da região, para surfar ou conhecer a comunidade, formada por caiçaras e hippies. Nesta época, o acesso para chegar à região era difícil, por uma estrada de acesso inclinada e de terra. Inclusive, havia um trecho conhecido como “Deus me livre”, que era famoso pela dificuldade de passagem, aonde chegava a ser uma atração observar os carros tentando passar. Hoje, porém, as estradas de acesso estão asfaltadas, e expressões como “Deus me livre” foram deixadas para trás quando o assunto é chegar ao destino.

Desde 1990, o turismo se estabeleceu e os pescadores transformaram suas casas em pousadas, campings e restaurantes; além de terem aberto mercearias e lojas. Hoje, a vila de Trindade vive deste turismo e tenta se superar a cada dia, preservando sua natureza privilegiada. A população da vila não se compõe apenas dos caiçaras, que são moradores tradicionais da região. Alguns estrangeiros não resistiram à beleza local, e decidiram se mudar, além de pessoas que optaram por viver perto da natureza e longe do stress das grandes cidades, garantindo uma melhor qualidade de vida.

Para os turistas que desejam conhecer Trindade, é importante saber que a vila é simples. Apesar disso, existem várias e belas caminhadas para fazer, onde a partir da bela piscina natural de Caixad’aço e por mais 40 minutos, é possível chegar até a Cabeça do Índio, por exemplo. De lá é possível admirar todas as praias e a vila, com uma vista privilegiada. As praias da vila de Trindade são a Brava; do Cepilho; do Rancho, do Meio e do Cachadaço – conhecidas pela beleza e suas trilhas.
Para chegar até a vila de Trindade basta seguir pela Rodovia Rio Santos até cerca de 10 km do centro histórico de Paraty.

Fonte: Webartigos